Prefeitura Municipal e SENAR/MT realizam cursos de produção de polpa de frutas e derivados de leite

Por Luiz Carlos Bordin

O município de São José dos Quatro Marcos-MT recebeu os cursos de Derivados de Leite e Produção de Polpas de Frutas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Mato Grosso, realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio e Sindicato Rural.

Segundo Vagner Meira, secretário de Agricultura, “a realização dos cursos de Produção de Polpas de Frutas e Derivados de Leite oferecidos pelo SENAR visa promover o fortalecimento da Agricultura Familiar por meio do processo de agregação de valores na produção primária agropecuária, estimulando a instalação de agroindústrias rurais, a geração de emprego e renda para os agricultores familiares quatro-marquenses”.

Foram capacitados dezenas de agricultores familiares de diferentes comunidades rurais e moradores urbanos do município, sendo, na sua grande maioria mulheres e jovens. A mobilização dos participantes contou com a participação da Secretaria de Agricultura, Sindicato Rural e Associações Rurais.

O curso de Derivados de Leite, ocorreu entre os dias 22 a 26/02, no Sítio Pindorama no Assentamento Florestan Fernandes, e o de Produção de Polpas de Frutas, aconteceu entre os 23 a 26/02, na sede do Sindicato Rural.

“O Sindicato Rural sempre buscará atender as demandas solicitadas pela Prefeitura Municipal, de forma a garantir acesso a qualificação profissional aos produtores e produtoras rurais de Quatro Marcos”, disse Alessandro Casado.

Durante a realização dos cursos, todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 foram tomadas, como aferição de temperatura corporal, uso obrigatório de máscaras, uso de álcool em gel e distanciamento social entre os participantes.

No decorrer de 2021, está planejada a realização de dezenas de cursos nas linhas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, solicitados pelas Secretarias Municipais de Agricultura e de Assistência Social, no Plano Anual de Trabalho do SENAR, elaborado em 2020.